Os geradores de corrente contínua são geralmente construídos com quatro a oito polos de campo

Em parte, para encurtar as conexões finais nas bobinas do rotor e em parte para reduzir a quantidade de ferro magnético necessária no estator. O número de escovas estacionárias apoiadas no comutador rotativo é geralmente igual ao número de polos, mas pode ser apenas dois em alguns projetos.

https://brggeradores.com.br/qual-o-melhor-gerador-de-energia-para-residencia/

Tipos de geradores de corrente contínua com base na fonte de corrente de campo (A) Gerador CC excitado separadamente e (B) Gerador CC com excitação shunt (ver texto).

Tipos de geradores de corrente contínua com base na fonte de corrente de campo (A) Gerador CC excitado separadamente e (B) Gerador CC com excitação shunt (ver texto).

A corrente de campo para o gerador pode ser obtida de uma fonte externa, como uma bateria ou um retificador , conforme mostrado na Figura 7A . Neste caso, o gerador é classificado como excitado separadamente . Alternativamente, pode notar-se que a saída do gerador DC é unidirecional e, portanto, pode ser utilizada como fonte para fornecer a sua própria corrente de campo, conforme mostrado na Figura 7B . Neste caso, o gerador é denominado excitado . Tem a vantagem de não necessitar de alimentação elétrica independente. O fluxo magnético residual nos polos de ferro produz uma pequena tensão gerada à medida que a máquina é acelerada. Isso causa uma corrente de campo que aumenta o fluxo e, por sua vez, a tensão gerada. A tensão aumenta até que a saturação no ferro limite a tensão produzida. O valor estável da tensão gerada pode ser ajustado em uma faixa limitada ajustando o valor de um resistor colocado em série com a bobina de campo.